Densitometria Óssea - CDA Diagnostico

Densitometria Óssea

A Densitometria Óssea (DO) é o exame que possibilita avaliar e diagnosticar a Osteoporose ou outras doenças que atingem os ossos. Por meio da medição da densidade mineral óssea, é possível aferir a concentração de cálcio e comparar a valores de referência, tais como a idade e o sexo do paciente. Desta forma, o exame detecta a redução de massa óssea precoce e aponta quais tipos de intervenção precisarão ser feitas.

O exame é realizado por meio de aparelhos que avaliam a coluna lombar, o terço distal do radio e a região próxima ao fêmur - áreas mais sujeitas ao risco de fraturas.
Os aparelhos utilizados para realizar o exame são rápidos e o paciente tem uma baixa exposição à radiação. Ou seja, é um exame rápido que pode durar de cinco a 15 minutos. É indolor e não invasivo, e não há a necessidade de preparo especial para a realização do procedimento. Apenas se recomenda que o paciente não tome suplementos que contenham cálcio, uma vez que isso pode interferir no resultado, resultando em um diagnóstico errado. Outra recomendação para um resultado mais seguro é a não realização de exames com contraste até 3 dias antes deste.

A Densitometria Óssea (DO) também oferece a Densidade Corporal Total, capaz de identificar e medir a sua porcentagem de gordura corporal, visceral e massa magra. O método vem sendo cada vez mais utilizado por atletas de alta performasse e pacientes que buscam o emagrecimento.
Fornece informações precisas sobre composição corporal:
% de gordura, gordura visceral.
% de massa magra e imagens extremamente detalhadas.


Visitas: 1072


Compartilhe:


Veja mais em: Exames

Doppler
Mamografia Digital
Raio-X digital geral e contra.
Ressonância Magnética
Tomografia Computadorizada
Ultrassonografia Geral